A qualidade das portas corta fogo do Grupo AUTHENTIC são comprovadas através das certificações emitidas pela ABNT.
O procedimento para a certificação tem diversos processos que permitem a conclusão de que o produto tem qualidade, funcionalidade e que a empresa possui processos de controle de qualidade implantados em todos os departamentos.
Para a obtenção dos certificados, a Authentic passou por diversas auditorias que comprovavam o processo de controle de qualidade, de rastreabilidade das matérias primas, do produto acabado e da instalação.
Os processos produtivos de cada projeto, foram auditados e avaliados de acordo com as exigências do ISO 9001, onde cada procedimento para a realização do produto é realizado de acordo com o projeto original apresentado à ABNT e testado no IPT.
O teste realizado pelo IPT, intitulado de ENSAIO DE RESISTÊNCIA AO FOGO E DE FUNCIONAMENTO MECÂNICO é divido em quatro grandes ensaios:
I) Ensaio de Funcionamento Mecânico: Ensaio de 5.000 (CINCO MIL) ciclos de funcionamento mecânico com aparelhagem que utiliza um sistema pneumático capaz de abrir o trinco para em seguida empurrar a folha da porta, deixando-a livre para fechar automaticamente. Duração de 7horas e 20 minutos.
Resultados Obtidos:
- A folha da porta após o ensaio continua abrindo e fechando sem qualquer impedimento e atendendo ao disposto na norma NBR 11742;
- As dobradiças funcionaram sem problema durante todo o programa dos ciclos;
- A fechadura não apresentou dificuldades para a abertura e fechamento da folha, sempre propiciando o travamento da folha da porta.
- Não ocorreu desprendimento de partículas do miolo;
II) Ensaio de Manobras Anormais:
- Ensaio de fechamento brusco: O corpo de prova manteve-se integro durante os dez ciclos de fechamento brusco;
- Ensaio de fechamento com obstrução: O corpo de prova manteve-se estável, propiciando o fechamento e a abertura da folha da porta;
III) Ensaio de Carregamento:
- Deflexão Lateral: Aprovado, deformação residual abaixo do 5mm permitido na NBR 11742;
- Deflexão Vertical: Aprovado, deformação residual abaixo do 5mm permitido na NBR 11742;
IV) Ensaio de Resistência ao Fogo:
- Resistência mecânica: O corpo de prova manteve-se integro durante todo o período de ensaio;
- Estanqueidade: O corpo de prova manteve-se estanque durante todo o período de ensaio;
- Isolamento Térmico: O isolamento térmico manteve durante o período exigido pela NORMA NBR 11742, na face não exposta ao fogo do corpo da prova, em todos os pontos de medida;
RESULTADO FINAL: Os resultados obtidos nos quatro ensaios, permitiram classificar o projeto de acordo com a NBR 11742 e juntamente com as auditorias realizadas pela ABNT à Fabrica da Authentic, certificam a empresa com DUAS CERTIFICAÇÕES NBR 11742 E NBR 11711 para a produção de portas corta fogo leves e industriais;
Todas as portas corta fogo do Grupo Authentic , recebem selos certificadores, aplicados na espessura da porta, que indicam o tempo de resistência, o nome do fabricante, a empresa certificadora e data de fabricação. Estes selos comprovam a aquisição de produto conforme e certificado que EM CASO DE INCÊNDIO, GARANTIRÃO A VIDA DOS PRESENTES NO PRÉDIO.